quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Mais uma vez a Egoísta...

Na edição de Natal de 2006, que insere os mais variados resultados sobre o tema da paz, encontrei este texto que quero partilhar.

Quase nada, Tudo!

Precisamos de tão pouco.
Porque será que gastamos os dias a pensar que precisamos sempre de mais?
Mergulhado nas suas analises financeiras, Mahammad Yunus poderia ter ignorado a miséria que passava à sua porta, no Bangladesh.
Mas um dia deciciu olhar para fora. Fazer perguntas.
Descobriu que também os pobres da sua terra precisavam de muito pouco para serem felizes. Quando se dispôs a emprestar-lhes o dinheiro que nenhum banco aceitava conceder, ficou chocado com o valor irrisório que lhe pediram: no total, emprestou apenas 27 dólares a 42 pessoas da cidade de Jobra, para que pudessem avançar com pequenos negócios. A maioria queria apenas ter uma vaca ou comprar materiais para a manufactura de cestos.
Foi assim que, em 1976, Yunus fundou a Grameen Bank (que significa Banco das Aldeias), e nasceu o conceito de microcrédito.
O modelo Grameen existe hoje em 59 países (em Portugal, com a Associação Nacional de Direito ao Crédito) e emprestou já 4 mil milhões de dólares a um total de 2,4 milhões de clientes, em mais de 40 mil aldeias. E ninguém falha os pagamentos das prestações ao banco.
Muhammad Yunus recebeu o Nobel da Paz (embora tivesse passado discreto).

9 comentários:

Carla disse...

obrigada pela partilha...como pequenos gestos podem mudar vidas!
beijos

Anónimo disse...

Canephora,
Conhecia a história e,claro, acho-a fantástica. E se formos a ver a quantidade de pequenos negócios (que se calhar hoje são grandes) que se abriram devido ao microcrédito. Brilhante ideia !
Beijinho.
PS. Faltam alguns diazitos para as férias, mas agradeço-te já o beijo de sol!

Eu sei que vou te amar disse...

Aplaudo de pe pela generosiade de alguem que teve a coragem de demonstrar que com pouco se pode mudar milhares de vidas!
Ja tinha lido acerca da historia e nunca e demais lembrar que pessoas como Mahammad Yunus fazem a diferença!
Beijo terno

Cherry disse...

Além de tudo o que já foi dito... de facto precisamos de muito pouco para ser felizes, mas nunca estamos contentes com o que temos. Porquê?

GK disse...

É uma ideia realmente fantástica. O que não faz diferença a uns faz uma montanha de diferenças a outros... :)

Sunshine disse...

Há quem ache mais fácil olhar apenas para o seu umbigo.:(
Olhar para os outros e ajudá-los pode ser muito mais simples.
Beijinhos com raios de Sol

Blueminerva disse...

Pois eu lembro-me de ter recebido com satisfação a notícia da atribuição do galardão da paz a Muhammad Yunus. Já de alguns anos que tenho acompanhado o trabalho fenomenal que este senhor tem desenvolvido. É um modelo de vida.

Abraços

Teste Sniqper disse...

Pedindo antecipadas desculpas pela “invasão” e alguma usurpação de espaço, gostaríamos de deixar o convite para uma visita a este Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...

Anónimo disse...

é sempre bom n esquecer q os muitos pequenos é q são a base