sexta-feira, 30 de maio de 2008

Antoine de Saint-Exupéry


Escritor de "O principezinho" livro que adoro, e que quero deixar aqui a justa homenagem.

A primeira vez que li esta história devia ter uns 7 ou 8 anos, foi uma oferta da Câmara de Setúbal.

Um pequeno livro de bolso ilustrado com as aguarelas do autor.

Mais tarde, adquiri o livro que por razões que não me lembro, desapareceu de casa.

Finalmente quando o meu filho nasceu comprei uma cópia da 1ª edição, editada pela Editorial Aster. Porque é importante a editora?

Porque durante anos "persegui" este livro e infelizmente as editoras não tinham a versão que eu procurava... todas elas "adulteravam" a parte da raposa com o principezinho... ao ponto da versão da Editora Europa-América, traduzir como "cativar" para o facto de a raposa e o principezinho não terem ainda "relações".
Outras como a Caravela, traduzem apenas como "estar preso", menos mal... mas perde um pouco a poesia do autor.

Mas como o post é para homenagear e não para falar mal das editoras, voltemos ao assunto...

Já antes tinha falado aqui de um escritor português que admiro e que anteriormente fêz uma homenagem a outro homem que marcou a minha vida, Carlos Paredes.

Agora José Jorge Letria volta a surpreender-me (embora o livro tenha mais de 10 anos) encontrei agora o livro "António e o Principezinho" a devida homenagem ao homem que nos fez sorrir e ainda faz.



Ainda bem que o seu amor pela escrita e pelos contos pode ser homenageado nas mãos de um escritor de valor.

1 comentário:

The Little Prince translations disse...

Boa tarde, o meu nome é Jaume Arbonés e sou editor, historiador e coloccionador da obra de Antoine de Saint-Exupéry O Principezinho. Estou le contatando porque estou muito interessado em uma informação que o Senhor relata no blog. Eu tenho um site www.elpetitprincep.eu onde é possivel ver o que é provabelmente a maior coleção do mundo do livro. Tenho ele em mais de 170 linguas diferentes e mais de 600 livros. Estou extremamente interessado en saber as caraterísticas que ten a primera edição do Principezinho, pois a edição que eu tenho en lugar nenhum fala en que ano foi publicada. Seria possivel ter a gentilesa de me informar se a sua primera edição ten alguma data maracada o alguma informação que indique se é a primeira edição. Estaria le infinitamente grato. Por favor se puder pode me contatar ao meu email jaufree@gmail.com. Disculpas pelas faltas de ortografia.