sábado, 5 de julho de 2008

Gabriel Garcia Marques

Outro excelente exemplo de que não interessa o que se escreve, se o fizermos muitas vezes e coisas sem nexo acabaremos por ganhar um Nobel.
Consigo classificá-lo como Saramago... velho, senil, e que escreve coisas sem nexo.
Exemplo?
"O Outuno do Patriarca", um que é mas afinal não é porque tinha uma série de sósias e no fim, rodeado de tanta gente era apenas um solitário...
Mesmo assim acredito que tanto o Bin Laden como o Saddam Hussein, devem ter sido ávidos leitores deste livro, uma vez que segundo a secreta este ssenhores tinham uma série de sósias.
"Cem anos de Solidão", afinal quem é quem no inicio do livro? e a meio? bem, quanto ao final do livro nem pergunto uma vez que nem me dei ao trabalho de o acabar.
Até tenho medo de agarrrar nos outros...
bem... como o último até é pequeno arrisquei...
"Memória de Minhas Putas Tristes"... começa bem. Um nome pomposo... ou se calhar a chamar à compra...
Não tem memórias... afinal é um jormnalista de 90 anos que escreve, logo escreve para se lembrar, porque a memória já lhe falha... de tal maneira que não se trata de putas mas uma, e além disso uma menina, que infelizmente e pela realidade de vida de Cuba, muitas se entregam mesmo à prostituição.
Afinal o que ele queria demonstrar?
Que o país dele permite amais triste pobreza que obriga crianças a prostituirem-se? Ou que o governo é tão permissivo que a pedófilia é encarada como normal? Ou será que estava a querer passar a lição de que se não te aproveitares tu vem outro que o faz?
É triste que alguém escreva assim e ainda receba prémios de literatura...
mas isso é só a minha opinião.

Sem comentários: