quarta-feira, 2 de julho de 2008

José Saramago

NÃO GOSTO!!!
Não totalmente.
Sinceramente tenho tentado compreender a escrita deste senhor, mas...
ausência de sinais, ausência de inicios de diálogo... pode ser muito giro e até motivo para um Nobel, mas no meu tempo de escola, e este senhor já escrevia há muito, a ausência destas coisas dava era direito a má nota.
Como qualquer outro autor, todos temos, quer escrevamos para publicar quer não, os nossos altos e baixos, mas neste caso, e na sua maioria... na minha opinião... são muitos os baixos.
Já tentei ler o "Memorial do Convento", mas por muito que me queiram convencer do contrário... é CHATO!
E olhem que eu insisto. Já o comecei a ler três vezes, e da última vez ainda li umas folhitas....
Depois li outros como o "Todos os Nomes", um bocado repetitivo e com algumas folhas tipo "Copy", "Paste", mas engraçado. A história de um notário que se questiona acerca de uma mulher... como se chama, quem seria, e decide investigar para descobrir que vivia sozinha e que se suicida. É então que este senhor se embrenha numa busca dos nomes... que importância têm.
Também li o "Ensaio Sobre a Cegueira", já adaptado para o teatro e penso que já se iniciaram também as filmagens para passar à tela. Tem um bom argumento para isso.
Entre estas leituras fui intercalando com as tentativas do "Memorial" e pelo meio tentei começar "A Caverna", mas sinceramente... até o filme é uma seca. CHATO!
E depois fica a conclusão de que, não se chega a conclusão nenhuma...
mas isto é só a minha opinião (que pelo que me apercebo, não é única!)

6 comentários:

Gi disse...

Eu também não gosto,pelas mesmas razões.
Quanto ao Memorial do Convento -único livro do Sr. que fiz o esforço para ler- a partir de metade melhora bastante e torna-se interessante.
Tem alguma poesia boa.

mundo azul disse...

Realmente, Saramago é difícil de ler...Confesso que já tentei, mas, não consegui chegar ao final do livro...
Beijos de luz e muito obrigada pela gentil visita!!! Volte sempre, será um grande prazer...

Anónimo disse...

Ao menos fizeste esse esforço, e conseguiste ler por inteiro...eu fiquei-me pelas primeiras páginas e cheguei a tanto pela curiosidade de tentar perceber a razão de tanto se aclamar a escrita de Saramago. Desisti da expectativa. Depois fiquei com a estranha sensação que será para leitores que sejam "mais além", ou isso, ou é um caso do rei que vai nú. Por outro lado, como, geralmente, todos queremos ser "mais além"...ninguém se sente muito à vontade em dizer que o rei vai nú.

Canephora disse...

gi:
acredito que o "memorial" seja um livro de valor. Pelo que dizem até conta a suposta história de Portugal numa determinada altura... mas... há coisas que não consigo fazer, e esta é uma delas. Mas se se desse o caso de ser livro única, mas não... o senhor é CHATO em todos...
Pronto, todos, todos não, mas em 15 ou 20, conseguir encontrar 2 ou 3... quem é que ele tem por trás? É que eu dava tudo para conseguir editar apenas um livro.


Mundo azul:
Saramago é daquelas coisas que só com muito esforço ou disposição.
Vou voltar certamente.

Fevereiro:
Eu não li o "memorial"... consigo aconselhar o Ensaio sobre a cegueira, é muito giro, pelo menos para mim... quanto ao resto, nem digo tenta, porque eu já desisti.
Talvez um dia... quando estiver senil, e tudo o que não tem sentido o fazer para mim.
Agora qto à questão do Rei vai nu... a verdade é que fica sempre bem ter na estante um livro do prémio Nobel...

Gabriela disse...

De facto também já tentei ler alguns dos seus livros, mas o único que me levou até ao fim, foi de facto o "Todos Os Nomes".
K me perdoem os entendidos, e o próprio Sr. Saramago, mas às vezes tenho a sensação que fizeram de uma "pedra da calçada" um "diamante"...

Anónimo disse...

Canephora,
Bem não digo que seja pedra..mas que o rei vai nú, vai, e na minha estante, ou sala, não posso ter reis nús, mesmo sendo um Nobel!