quinta-feira, 19 de junho de 2008

O Afinador de Pianos - Daniel Mason



"Nos segundos fugazes da memória final, a imagem que se tornará a Birmânia é o sol e a sombrinha de uma mulher. (...)
Os Bedin-saya, que interpretam sonhos em recantos frescos e perfumados dos mercados, contaram-lhe que o sol que nascia na Birmânia era diferente do sol que nascia no resto do mundo. Bastava-lhe olhar para o céu para o saber"

Este romance conta a história de um inglês, afinador de pianos, que se apaixona por um país e uma cultura totalmente diferente da sua e onde aprende a perceber que as diferentes formas como se vê a vida e como se tira partido dela, não são necessariamente más. Mas que os interesses políticos são por várias razões a força por trás.


Daniel Mason, o autor, fez bacharelato em Biologia e enquanto estudava a malária na fronteira da Birmânia com a Tailândia, surgiu este romance que o coloca na categoria de escritor com apenas 23 anos.

Para justificar a escolha do protagonista, um afinador, Mason diz: "Um compositor dá a música, o pianista a actividade mecânica e o piano o mecanismo, mas o afinador é aquele cujo trabalho transforma as motivações humanas e a máquina num som belo."

A ler...

5 comentários:

Sunshine disse...

E tem toda a razão! O Sol dos Açores não é o meswmo que nasce aí por terras continentais. Brilha mais, só porque é o Sol que todos os dias nasce " como se fosse um presente criado especialmente para mim."

Anónimo disse...

Talvez devêssemos de ter todos um pouco de "afinador de piano"...
"mas o afinador é aquele cujo trabalho transforma as motivações humanas e a máquina num som belo"

Parece ser um bom livro e uma bela história.
Abraço.

Nick. disse...

Bem parecido o enredo. Mas nada haver a Daniel Mason; a não ser o drama ao romance... Encantou-me, comprei o DVD do filme e tudo. Bem diferente da literatura eu me ligo muito mais ao conteúdo da história do que ao escritor. Dada à arte do cinema eu fico a pipocas e ao tema.


"O PIANO"; retrata a sofrida trajetória de "Ada McGrath", uma mulher que não fala desde os seis anos de idade e se muda para a Nova Zelândia recém-colonizada. Em companhia da filha, ela conhece seu futuro marido, com o qual não se simpatiza. Para piorar a situação, o noivo, "Alisdair
Stewart", recusa-se a transportar o piano de Ada, que é sua maior paixão. Porém, o administrador "George Baines", imediatamente interessado na mulher, adquire o instrumento e promete devolvê-lo caso ela lhe ensinasse a tocá-lo. Com o tempo, as tais aulas de piano vão se tornando encontros amorosos e os dois acabam descobrindo o verdadeiro amor.

GK disse...

Vou recomendar ao meu gajo, que é pianista...
:)

Eu sei que vou te amar disse...

Deveras impressionante este texto, pela interpretação de um livro que já me aguçou o apetite de comprar e sentir a profundidade da sua experiencia num mundo que adopta como seu...
Obrigado e um beijinho terno