segunda-feira, 7 de julho de 2008

"Se Numa Noite de Inverno Um Viajante" - Italo Calvino

Assim se apresenta o livro que conta a história de vários livros, que por razões dos desejos de um tradutor, faz com que edições de vários livros menos conhecidos, sejam procurados por um leitor, até à exaustão.
O que vai acontecendo no desenrolar da história é que o protagonista, não chega a concluir história nenhuma dos livros que adquire, até chegar a acumular para si vários livros sem o final.
Ao acumular os vários títulos dos livros procurados o texto adquire a seguinte forma:

"Se numa noite de inverno um viajante, fora do casario de Malbork, debruçando-se da escarpa falésia sem temer o vento e a vertigem, olha para baixo onde a sombra se adensa numa rede de linhas que se entrelaçam, numa rede de linhas que se intersectam no tapete de folhas iluminadas pela lua à volta de uma cova vazia - Que história lá ao fundo espera o fim? - pergunta ansioso por ouvir a história"

Quando o protagonista apresenta todos este desenrolar de "fiapos" de história, perguntando onde poderia adquirir aqueles volumes, a resposta ponderada de um ávido leitor foi: "Todas as histórias começam dessa maneira....

1 comentário:

Carla disse...

interessante...a não perder!
boa semana
beijos